05 abril 2013

Este fim de semana vais ficar com os cabelos em pé.


E não… não é por causa do vento, mas sim devido à nossa habitual sugestão de leitura, que é

“O grande livro do medo: 20+1 histórias para tremer”
Adaptação dos textos Xavier Valls
Ilustrado por Pedro Rodríguez
Didáctica Editora


Este livro pretende surpreender-te. Abre-te a porta à leitura de alguns casos extraordinários e a experiências alucinantes escritas por grandes mestres de um género literário chamado de terror.
O desconhecido assusta e os fantasmas, os factos inexplicáveis, os vampiros e as demais criaturas do mal podem ser protagonistas dos piores pesadelos.
O grande livro do medo oferece-te 21 histórias para avivar a tua imaginação, exercitar a tua inteligência … e, também, por que não, para satisfazer esse teu desejo de ler histórias, mesmo que te façam "tremer de medo".

Deixamos-te com um pequeno excerto duma dessas histórias.


“Os crimes da Rua Morgue” de Edgar Allan Poe

"Resolver enigmas não é uma coisa fácil. Não basta ser um bom observador. Talvez o mais importante seja estar atento a todas as formas possíveis de chegar à verdade. Isto é o que, na realidade, ajuda a descobrir que a verdade nem sempre está assim tão escondida.
Para ilustrar estas ideias, o melhor é um bom exemplo:
Uma manhã o senhor C. Auguste Dupin e eu estávamos a tomar o pequeno-almoço num café de Paris. Folheávamos distraídos um jornal, quando lemos o cabeçalho de uma notícia de grande impacto: Crimes extraordinários.
A notícia contava que na madrugada anterior, numa casa da rua Morgue, tinham sido encontrados os corpos, sem vida, de uma tal senhora L´Espanaye e da sua filha, a menina Camille. Segundo explicava La Gazette, os vizinhos acordaram com os gritos que procediam do quarto andar de um edifício. De imediato, e ajudados por dois polícias, os vizinhos conseguiram abrir a porta do prédio. Enquanto subiam, temerosos, as escadas, ouviram ainda mais gritos, que se calaram antes de chegarem ao respectivo piso. E, quando entraram num dos quartos, depararam com uma cena que lhes revolveu o estômago."


Vem à Biblioteca. Requisita o livro.
Junta-te ao Clube de Leitores Sem Medo.


Edgar Allan Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809 e faleceu em 7 de outubro de 1849.
Autor, poeta, editor e crítico literário norte-americano, fez parte do movimento romântico americano. Foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita, o que resultou numa vida e carreira financeiramente difíceis.

Depois duma longa viagem pela Inglaterra, Escócia e Irlanda com os pais adotivos, regressou aos Estados Unidos em 1822 e continuou os seus estudos, sob a orientação dos melhores professores dessa época. Dois anos depois, entrou para a Universidade de Charlottesville, distinguindo-se tanto pela inteligência quanto pelo temperamento inquieto, que o levou a ser expulso da escola.

Depois de vencer, simultaneamente, os concursos de conto e poesia promovidos pela revista "Southern Literary Messager", o fundador da publicação convidou-o a dirigir a revista, que rapidamente se impôs ao público. Durante dois anos, Poe esteve à frente do periódico, onde pôde exibir o seu talento, que se manifestava num estilo novo, no conto e na poesia, bem como pelos artigos de crítica literária que revelavam o seu rigor e sensibilidade.
Alguns dos seus livros são considerados obras-primas do terror.

Bom fim de semana

Ilustração de Phil McAndrew

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."