30 outubro 2012

Divulgando o jovem ilustrador de livros para crianças e jovens ...

 André Letria nasceu em Lisboa em 1973, filho do jornalista e escritor José Jorge Letria. Frequentava o curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa., quando decidiu dedicar-se em exclusivo à ilustração, o que aconteceu em 1992. Desde então, o seu trabalho dividiu-se entre a ilustração de livros para crianças – área pela qual tem especial predileção –, a ilustração editorial, a cenografia e a animação.
Está publicado em diversos países, como Estados Unidos da América, Inglaterra, Espanha, Turquia, Brasil, Itália.



Ganhou vários prémios onde se destacam:

  • Prémio Nacional de Ilustração, com o livro Versos de fazer Ó-Ó, de José Jorge Letria,
  • Prémio Calouste Gulbenkian, na modalidade de Ilustração com o livro Se eu fosse muito magrinho, de António Mota,
  • Award of Excellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design (EUA).


Participou em exposições na área da ilustração infantil, como a Bienal de Bratislava (Eslováquia) em 1995 e 2005; Bolonha (Itália) em 2002; Sarmede (Itália) em 1999; Ilustrarte em 2003, 2005 e 2009. Está incluído na secção "Children´s Books" da edição de 2009 do anuário de ilustração "3x3", tendo ganho uma "Silver Medal" com uma das séries apresentadas. 

Trabalhou como cenógrafo para a Companhia Teatral do Chiado, de 2000 a 2005. Realizou a curta-metragem Zé Pimpão, o «Acelera», baseada no livro com o mesmo nome, de José Jorge Letria, com a qual ganhou o prémio Melhor Filme Português no Festival Animatu 2007.

Realizou e escreveu a série de animação Foxy & Meg, baseada numa coleção de livros e personagens com o mesmo nome. Criou e co-organiza o Farol de Sonhos – Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil. Em 2010 criou a editora Pato Lógico.

Foi convidado para fazer parte do júri de um novo prémio da Feira do Livro Infantil de Bolonha, atribuído pela primeira vez este ano, o Bologna Ragazzi Digital Award. Aberto a editores, distinguirá um único projeto na categoria Children’s Stories Apps («Aplicações para Histórias para Crianças»), pensado para um público entre os dois e os quinze  anos.

 
Ora vê a curta-metragem Zé Pimpão, o «Acelera»


Passa pela sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal, para veres ao vivo e a cores as ilustrações de André Letria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."