Porque hoje, 31 de outubro é Dia das Bruxas
Ilustração de Adrianne Adams |
A expressão Dia das Bruxas é adotada como a tradução do Halloween para o português.
A história do Halloween tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta que vivia onde é hoje a Grã-Bretanha e o norte de França.
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação das suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon , ou ainda, Festa do Sol.
Reza a lenda que os celtas acreditavam que no dia 31 de outubro os espíritos de todos os que morreram ao longo do ano voltariam para tomar posse do corpo dos vivos. Acreditavam ser a única oportunidade de vida após a morte. Os celtas acreditavam em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Para se protegerem, colocavam nas suas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, etc.
Colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar e carregavam lanternas porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem…
Colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar e carregavam lanternas porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem…
Trazido pelos colonizadores para o Novo Mundo (América), o costume de origem celta, sofreu influência dos romanos e da igreja. A festa pagã, antes chamada de Samhain, tornou-se assim o Halloween (que vem de “All Hallows´s Eve” ou “Hallow Evening”) alusão à vigília de todos os mártires ou santos, que antecede o Dia dos Mortos do calendário católico.
Em Portugal é tradição nesta altura as crianças irem com um saco pedir “Pão por Deus”, de casa em casa.
Ilustração de Toru Fukuda |
Bom feriado (aproveita bem que é o último) e diverte-te!
Mas não te esqueças, vem à Biblioteca Municipal onde encontras na sala infantil/juvenil muitas bruxas com livros … ou será muitos livros com bruxas!!
Ilustração de Anne Soline |
Sem comentários:
Enviar um comentário