Como sabes Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis, ou seja, era uma monarquia. Mas em finais do século XIX as pessoas estavam descontentes com este sistema de governar o país e então no dia 5 de outubro de 1910, dá-se um acontecimento que mudou a nossa história, pondo fim à monarquia e implantando a República.
Esta data marcou o início de muitas mudanças no nosso país. Foi-lhe reconhecida grande importância, daí que o dia 5 de outubro passou mesmo a ser feriado nacional. Situação que deverá alterar-se a partir do próximo ano, deixando de ser feriado.
Das várias alterações introduzidas com a implantação da República há a salientar a introdução de dois símbolos nacionais que se mantêm até hoje: a bandeira e o hino A Portuguesa.
Das várias alterações introduzidas com a implantação da República há a salientar a introdução de dois símbolos nacionais que se mantêm até hoje: a bandeira e o hino A Portuguesa.
Para conheceres melhor esta fase da nossa História, deixamos-te como sugestão para leres neste fim de semana este livro:
A MINHA PRIMEIRA REPÚBLICA
de José Jorge Letria,
ilustrado por Afonso Cruz,
editado pelas Publicações D. Quixote.
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Com este livro « irás revisitar esse tempo e essa memória, reencontrarás um país que viveu um tempo único e intenso de transformação e mudança, conhecerás um pouco mais de perto as pessoas que tinham um sonho e um ideal para cumprir.»
“Manuel Francisco era um miúdo lisboeta igual a muitos outros da sua idade. Era moreno e franzino e tinha um olhar brilhante e inquiridor. Ao alvorecer da manhã do dia 4 de Outubro de 1910, com a sua sacola de cadernos e livros a tiracolo, apercebeu-se de que havia uma invulgar agitação nas ruas habitualmente calmas e com pouco movimento. As pessoas encaminhavam-se para os empregos com o passo acelerado e trocando olhares tensos e inquietos. Ouviram-se tiros e alguns dos transeuntes entraram apressadamente em estabelecimentos comerciais em busca de abrigo, porque, como disse uma voz de senhora em momento de esganiçada exaltação: «Parece mesmo que anda o diabo à solta»”
O Manuel Francisco está à tua espera na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal, para te contar o resto da história.
Bom feriado, bom fim de semana, boas leituras.
Ilustração de Valentí Gubianas |
Sem comentários:
Enviar um comentário