24 outubro 2012

Semana Internacional das Bibliotecas Escolares


Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolarPara celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.

Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio.




E um dos fatores mais importantes para a concretização deste desígnio passa pela cooperação institucional entre as Bibliotecas Públicas, as Bibliotecas Escolares e escolas , concretamente, pela cooperação técnica e de partilha de recursos.
Assim, a Biblioteca Municipal com o objetivo de maior aproximação dos livros e da leitura às escolas que ainda não possuem biblioteca escolar, tentando diminuir  de alguma forma possíveis desigualdades daí decorrentes, promove anualmente o projeto "Livros em Movimento". 


E este ano, reforçando a ligação entre a Biblioteca Municipal e as escolas aderentes, foi criada uma plataforma digital que pretende servir de elo de ligação entre todos os envolvidos, que ainda se encontra numa fase inicial, mas cujo desenvolvimento se pretende que avance progressivamente no sentido de uma maior cooperação e partilha. VEJA AQUI

Mas não só!...

A cooperação entre os técnicos da Biblioteca Municipal, os professores-bibliotecários das bibliotecas escolares dos Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do concelho e representantes da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) já é uma realidade com alguns anos, materializada na partilha de experiências e conhecimentos. 




Biblioteca Escolar da Moita

E, neste âmbito, chegaram até nós alguns textos redigidos por alunos do 4º ano da Escola E. B. 1 da Moita, que realizaram esta semana várias atividades na biblioteca daquela escola, dinamizadas pelas respetivas professoras e pela professora-bibliotecária do Agrupamento Guilherme Stephens. 
Deixamos aqui alguns desses textos feitos pelas crianças sobre as bibliotecas.





Na tua escola existe alguma biblioteca?
Sabes que no concelho da Marinha Grande existem bibliotecas escolares nas escolas do 1º ciclo de Casal de Malta, Cumeira, Moita, Francisco Veríssimo na Ordem, João Beare na Embra e na António Vitorino em Vieira de Leiria.
Também as escolas do 2º ciclo/secundário possuem bibliotecas.






Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."