Queremos chamar-te a atenção para um assunto muito sério, que são as catástrofes e tragédias que surgem repentinamente, nomeadamente incêndios, secas, inundações, sismos, etc.
Propomos-te então, como sugestão de leitura o livro
“Grandes catástrofes”
de Tim Healey,
editado por Publicações Europa-América.
de Tim Healey,
editado por Publicações Europa-América.
Este livro recorda que “as catástrofes são terríveis acontecimentos que surgem inesperadamente e lembram ao homem a sua pequenez e impotência perante as forças que o ultrapassam. Uma catástrofe pode advir de forças da natureza – é o caso do dilúvio, dos vulcões e terramotos – ou da destruição das grandes civilizações do homem – os desastres de aviação, os naufrágios, a queda de uma ponte.
Justificadamente temidas, as catástrofes proporcionam, no entanto, a revelação do heroísmo ou da cobardia existentes no ser humano e quase sempre só reveladas em momentos cruciais”.
Amanhã dia 13 de outubro é o
Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.
Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.
Em 1989 a Assembleia Geral das Nações Unidas, deliberou comemorar este dia com o propósito de chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade da adoção de políticas que previnam a redução de danos, humanos e materiais, diretamente causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural.
Podes também ver e ler este livro digital interativo, “Nós e os riscos” da autoria da Autoridade Nacional de Proteção Civil/Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, que te aconselha sobre a melhor forma de agir perante situações de emergência.
Desejamos-te um calmo e divertido fim de semana e para isso podes vir no sábado à sala infantil/juvenil, pois a Biblioteca já se encontra a funcionar com o horário de inverno.
Ilustração de Mara Cerri |
Sem comentários:
Enviar um comentário