08 outubro 2012

O primeiro carro popular da história


Sabes qual foi?
Um Ford modelo T, lançado em outubro de 1908, pelo americano Henry Ford.


Popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística. Vigésimo projeto da marca, a partir de 1903, foi produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927.
Com um motor de 2.900 cm3 de cilindrada e 17 cv. de potência,  velocidade máxima de 50 km/h, era um veículo confiável, robusto, seguro, resistente, simples de dirigir e principalmente barato, qualquer um era capaz de o conduzir ou consertar, sem precisar de motorista ou mecânico.
O tanque de combustível ficava sob o assento do passageiro da frente. Era preciso retirar o assento para abastecer.

A fabricação desse modelo ganhou notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série. Pode afirmar-se com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento, pois, até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.

Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto.
Em consequência, o custo de cada unidade caiu em relação aos concorrentes existentes no mercado. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano do seu lançamento, a unidade custava 850 dólares, em 1927 último ano da sua fabricação, o preço era de 290 dólares.


Modelo TT
Por estas razões, o T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada a sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o camião Modelo TT.

Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes como Turquia e Etiópia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até mesmo como ambulância, e correspondeu nas condições mais adversas.

A produção do Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimónia para apresentação do carro nº15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora do Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972 pelo Volkswagen Fusca ou Carocha.
Como parte das comemorações do seu centenário, em 2003, a Ford restaurou seis unidades do Modelo T. A versão de 2003, denominada Modelo T-100, foi fabricada totalmente à mão, sendo idêntica à original de 1914.


Não te esqueças,
 de carro ou a pé vem até à Biblioteca Municipal onde encontras na sala infantil/juvenil, 
camiões de livros com este assunto.

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