02 outubro 2012

Música


Considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas, a história da música remonta aos tempos da pré-história.


Ainda antes do Homem começar a fazer instrumentos, é provável que fizesse música através duma mistura de gritos, de bater com os pés, de bater palmas e de bater com objetos.

Em 1975, o International Music Council, instituição fundada pela UNESCO e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, decidiu instituir o Dia Internacional da Música a 1 de outubro, com os objetivos de promover a arte musical em todos os setores da sociedade e aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e troca de experiências.

Já deves ter ouvido falar dos grandes compositores clássicos e provavelmente ouvido alguma das suas músicas, tais como:

Ludwig van Beethoven nasceu em 16 dezembro de 1770 e faleceu em 26 março 1827. Compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental.
Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando a sua carreira de compositor. Os seus progressos foram de tal forma notáveis que, em 1784 com catorze anos, já era organista assistente da Capela Eleitoral.




Fryderyk Franciszek Chopin, nasceu em 1810 na Polónia e faleceu em França em 18 de outubro de 1849, compositor para piano da era romântica. Com oito anos deu o seu primeiro concerto em público. Em 1825 com quinze anos, improvisa diante do imperador Alexandre e nesse mesmo ano publica uma das suas primeiras composições.





Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 e faleceu em 5 de dezembro de 1791, influente compositor austríaco do período clássico.


Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde a sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a apresentar-se para a realeza europeia, maravilhando todos com o seu talento precoce.



Deixamos-te um pequeno filme animado, sobre a história da música, da autoria de Silvia Lima.


Não te esqueças, vem até à sala infantil/juvenil da Biblioteca onde encontras livros 
que te dão música.


Ilustração de André Letria


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."