16 julho 2012

DESTAQUE ANTÓNIO MOTA

Hoje vamos iniciar uma nova rubrica  no nosso blogue, que te vai ajudar a conheceres melhor os nossos autores de literatura infanto-juvenil e os seus livros. 
E o primeiro autor que vamos colocar em DESTAQUE é 



ANTÓNIO MOTA é autor de livros para crianças e jovens, nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, distrito do Porto a 16 de julho de 1957. Foi professor do ensino básico. 


CRONOLOGIA:

  • Em 1979 publicou o seu primeiro livro: "A Aldeia das Flores".
  • Em 1983, com a obra "O rapaz de Louredo" ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores.
  • Em 1990, com o romance "Pedro Alecrim" recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.
  • Em 1996, com a obra "A casa das Bengalas" ganhou o Prémio António Botto.
  • Em 2003,  a obra “O sonho de Mariana” ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska (prometemos que qualquer dia iremos falar-te desta ilustradora). Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português  e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projeto "O meu brinquedo é um livro".
  • Em 2004 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças e jovens, na modalidade livro ilustrado, com o livro "Se eu fosse muito magrinho" com ilustrações de André Letria (qualquer dia, também, iremos dar-te a conhecer este ilustrador).




O autor transpõe para os seus livros memórias da sua própria infância passada 
na sua pequena aldeia natal, na região do Douro, construindo no entanto 
histórias com problemas muito atuais.

Desde 1980 é solicitado a visitar escolas do ensino básico e secundário e também bibliotecas públicas em diversas localidades do País, onde tem, desta forma, contribuído para fomentar o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
Esteve na Marinha Grande em abril deste ano, onde visitou as escolas do 1º ciclo e jardins de infância da Amieirinha e Fonte Santa e a escola João Beare (Embra).
Acerca da sua passagem pela nossa cidade, disse: “conheci uma garrafa especial usada pelos operários vidreiros, também chamado frasco do vidreiro. E aprendi que "marisa" é nome de gargalo."

Colaborou com vários jornais e participou em diversas ações organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.
Alguns dos seus textos encontram-se nos livros de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de cinco dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela Internacional  Youth  Library de  Munique
Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.


Sabes que existe um concurso literário 
com o nome do escritor?

Organizado pela editora Gailivro o Concurso Literário António Mota é dirigido ao pré-escolar e às escolas do 1º, 2º e 3º ciclos, sendo um caso notável de aceitação, com enorme adesão e entusiasmo entre alunos e professores e tem como objetivos revelar os autores do futuro e a promoção da língua portuguesa.



 JÁ SABES. 
VEM À BIBLIOTECA MUNICIPAL, ONDE ENCONTRAS NA SALA INFANTIL/JUVENIL MUITAS OBRAS DO AUTOR

QUERES SABER QUAIS SÃO?
CLICA AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."