02 julho 2012

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN


"Através do livro infantil podemos abrir a atenção das crianças, para o mundo em que estamos, para os seus problemas, para a sua realidade para a sua beleza."
Sophia de Mello Breyner Andresen


Na passagem de mais um aniversário sobre a sua morte, queremos lembrar-te a escritora e poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.
Nasceu no Porto em 6 de novembro de 1919 e faleceu em Lisboa no dia 2 de julho de 2004Tem origem dinamarquesa pelo lado paterno, daí o seu nome tão pouco português.
Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreveu também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro.


Sabias que é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da literatura portuguesa? E que alguma da sua obra literária encontra-se traduzida em França, Itália e nos Estados Unidos da América?

Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.

Sophia começou a escrever contos para crianças destinados inicialmente aos seus cinco filhos (entre eles o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares), porque achava que os livros infantis que comprava para lhes ler, tinham uma linguagem muito piegas.
Dizia ela que "uma criança é uma criança, não é um pateta".
Começou então a inventar histórias através das suas memórias de infância: os verões passados na praia da Granja e os jardins da casa da familia, para escrever A floresta inspirou-se na quinta da avó onde costumava passar férias quando era criança.

Os seus livros infantis são um universo de fantasia, imaginação, beleza e magia, que têm vindo a acompanhar várias gerações de crianças e jovens e esperam por ti na sala infantil/juvenil da nossa Biblioteca Municipal.

Apresentamos-te algumas imagens do espetáculo A menina do mar, dirigido por Filipe La Féria.
Este espetáculo é baseado no livro de Sophia, com o mesmo nome. Faz parte do Plano Nacional de Leitura, recomendado para o estudo no 5º ano de escolaridade. É a história de amizade entre um rapaz e uma menina que vive no mar. Ora vê:




GOSTASTE? 
ENTÃO VEM À BIBLIOTECA MUNICIPAL 
E REQUISITA O LIVRO.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."