11 julho 2012

DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO


Hoje dia 11 de julho comemora-se o
Dia Mundial da População




Foi criado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas com o objetivo de promover a sensibilização para as questões da população mundial.

Em 11 de Julho de 1987 a população mundial ascendia a 5 mil milhões de pessoas, atualmente situa-se nos 7 mil milhões e prevê-se que em julho de 2050 ultrapasse os 9 mil milhões. Em sessenta anos, o número de habitantes da Terra irá quase duplicar.

Sabes que é importante determinar estas previsões, a que se dá o nome de dados demográficos, para que assim seja possível preparar o futuro, na luta contra a pobreza e por um planeta saudável, na promoção do desenvolvimento e da igualdade de género (igualdade entre homens e mulheres), nas políticas de saúde pública, nos investimentos que é preciso fazer na educação, etc.


É, pois, necessário contar todas as pessoas para garantir que todas as pessoas contem. 
Como referiu o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon “ser contado é ser visível” o que é fundamental para os mais vulneráveis, mulheres, crianças, jovens, marginalizados.


    Sabes que
  • A quantidade de lixo que produzimos durante a nossa vida corresponde a 600 vezes o nosso peso na idade adulta?
  • Em Portugal, 9 em cada 100 portugueses continuam sem saber ler nem escrever?
  • Cerca de três mil milhões de pessoas no mundo vivem com menos de 1€ por dia?




Situações como estas têm de ser mudadas e melhoradas e isso depende de todos nós, vamos portanto utilizar este dia para tomar atitudes importantes à criação dum futuro melhor.





Vem até à sala infantil/juvenil da tua biblioteca onde o livro “POVOS DO MUNDO” de Philip Steele, te revela onde vivem os diferentes povos, as línguas que falam, as tradições que mantêm e a forma como as culturas estão a mudar.

"O Homem vive nos desertos, nas florestas e nas cidades. Viaja no planeta por terra, mar ou ar. Subiu as montanhas mais altas e visitou o fundo dos oceanos. Até deixou o seu planeta e viajou no espaço." 




ESPERAMOS POR TI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."