“Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendo-nos a um desporto sem dopagem e sem drogas, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipas.”
Juramento feito pelos atletas olímpicos
Como sabes começa hoje o maior acontecimento desportivo do mundo.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012,
oficialmente conhecidos como Jogos da XXX Olimpíada, na cidade de Londres (Inglaterra), terminando a 12 de Agosto, com a presença de cerca de10 500 atletas.
A origem dos Jogos Olímpicos encontra-se na Antiguidade, época em que eram celebrados como uma festa de culto. Crê-se que tiveram início cerca de 1370 a . C. na cidade grega de Olímpia.
Como era impossível medir ou cronometrar, só por mero acaso temos conhecimento de alguns resultados. O vencedor recebia uma coroa tecida com ramos de oliveira.
No ano 391 da nossa era, o imperador romano Teodósio I proibiu todos os cultos pagãos, que incluíam os Jogos Olímpicos o que significava o fim provisório do movimento olímpico.
No entanto, a atividade desportiva foi lentamente ganhando importância desde a Idade Média, as pessoas juntavam-se para o jogo coletivo e fundavam clubes e associações.
Em 1984 o sonho de reviver os Jogos Olímpicos do francês Pierre de Coubertin é concretizado, através da criação do Comité Olímpico Internacional, que toma a decisão dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna terem lugar em Atenas, na Grécia, e que a partir daí, tal como na Antiguidade, serão realizados a cada quatro anos (uma Olimpíada).
Assim perante mais de 60 000 visitantes o rei grego Jorge I iniciou a 6 de Abril de 1896 a I Olimpíada da Idade Moderna. Desde então os Jogos apenas foram cancelados em 1916 devido à I Guerra Mundial e em 1940 e 1944 devido à II Guerra Mundial.
Portugal nas Olimpíadas
O primeiro representante de Portugal no Comité Olímpico Internacional foi António de Lencastre, a quem se deve a constituição, em 1910, do primeiro Comité Olímpico Português. Porém só em 1912, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia), Portugal faz a sua estreia olímpica, mas de forma trágica, com a morte do maratonista Francisco Lázaro que sucumbiu, vítima de insolação, em plena corrida e já na sua parte final.
Se quiseres saber mais sobre Francisco Lázaro clica aqui.
Em 1924 nos Jogos de Paris, Portugal conquista a sua primeira medalha olímpica (a de bronze) na prova de Hipismo/Obstáculos por equipas.
Portugal ganhou, ao longo dos vários Jogos em que participou, 4 medalhas de ouro, 7 de prata e 11 de bronze.
Seis dessas medalhas foram conquistadas por estes três atletas na modalidade de atletismo:
Carlos Lopes – medalha de prata em 1976 e medalha de ouro em 1984
SABIAS QUE?
O atleta marinhense Raimundo Santos participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona (Espanha) em 1992, nos 5 mil metros ficando em 7º lugar na sua meia-final com o tempo de 13,48 minutos.
Observa o campeão Carlos Lopes na série animada de televisão
“Os Simpsons”
Esperamos que tenhas um olímpico fim de semana de preferência a ler o livro
“O estranho caso dos jogos olímpicos”
da coleção “Geronimo Stilton”
da Editora Presença
da coleção “Geronimo Stilton”
da Editora Presença
«Também desta vez me vi metido pelo meu amigo Abelhudo Tchiit num estranho caso … e logo nas Olimpíadas! Enquanto fazíamos as crónicas das provas para a televisão, demos conta de haver uma equipa que ganhava todas as competições olímpicas.
Que esquisito!
E também que os atletas dessa equipa eram um bocado parecidos de mais uns com os outros…”
E também que os atletas dessa equipa eram um bocado parecidos de mais uns com os outros…”
Queres saber como acaba este estranho caso?
Então vem até cá requisitar o livro.
Não demores!Vem a correr!
Sem comentários:
Enviar um comentário