27 julho 2012

JOGOS OLÍMPICOS

“Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendo-nos a um desporto sem dopagem e sem drogas, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipas.”

                                                                   Juramento feito pelos atletas olímpicos



Como sabes começa hoje o maior acontecimento desportivo do mundo.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012,
oficialmente conhecidos como Jogos da XXX Olimpíada, na cidade de Londres (Inglaterra), terminando a 12 de Agosto, com a presença de cerca de10 500 atletas.

A origem dos Jogos Olímpicos encontra-se na Antiguidade, época em que eram celebrados como uma festa de culto. Crê-se que tiveram início cerca de 1370 a. C. na cidade grega de Olímpia.

Como era impossível medir ou cronometrar, só por mero acaso temos conhecimento de alguns resultados. O vencedor recebia uma coroa tecida com ramos de oliveira.
No ano 391 da nossa era, o imperador romano Teodósio I proibiu todos os cultos pagãos, que incluíam os Jogos Olímpicos o que significava o fim provisório do movimento olímpico.

No entanto, a atividade desportiva foi lentamente ganhando importância desde a Idade Média, as pessoas juntavam-se para o jogo coletivo e fundavam clubes e associações.
Em 1984 o sonho de reviver os Jogos Olímpicos do francês Pierre de Coubertin é concretizado, através da criação do Comité Olímpico Internacional, que toma a decisão dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna terem lugar em Atenas, na Grécia, e que a partir daí, tal como na Antiguidade, serão realizados a cada quatro anos (uma Olimpíada).

Assim perante mais de 60 000 visitantes o rei grego Jorge I iniciou a 6 de Abril de 1896 a I Olimpíada da Idade Moderna. Desde então os Jogos apenas foram cancelados em 1916 devido à I Guerra Mundial e em 1940 e 1944 devido à II Guerra Mundial.


Portugal nas Olimpíadas

O primeiro representante de Portugal no Comité Olímpico Internacional foi António de Lencastre, a quem se deve a constituição, em 1910, do primeiro Comité Olímpico Português. Porém só em 1912, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia), Portugal faz a sua estreia olímpica, mas de forma trágica, com a morte do maratonista Francisco Lázaro que sucumbiu, vítima de insolação, em plena corrida e já na sua parte final.

Se quiseres saber mais sobre Francisco Lázaro clica aqui.


Em 1924 nos Jogos de Paris, Portugal conquista a sua primeira medalha olímpica (a de bronze) na prova de Hipismo/Obstáculos por equipas.
Portugal ganhou, ao longo dos vários Jogos em que participou, 4 medalhas de ouro, 7 de prata e 11 de bronze.
Seis dessas medalhas foram conquistadas por estes três atletas na modalidade de atletismo:


Carlos Lopes – medalha de prata em 1976 e medalha de ouro em 1984

Rosa Mota – medalha de bronze em 1984 e medalha de ouro em 1988
          
Fernanda Ribeiro – medalha de ouro em 1996 e medalha de bronze em 2000



 SABIAS QUE?
O atleta marinhense Raimundo Santos participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona (Espanha) em 1992, nos 5 mil metros ficando em 7º lugar na sua meia-final com o tempo de 13,48 minutos.


  Observa o campeão Carlos Lopes na série animada de televisão 
“Os Simpsons”




Esperamos que tenhas um olímpico fim de semana de preferência a ler o livro

 “O estranho caso dos jogos olímpicos” 
da coleção “Geronimo Stilton” 
da Editora Presença


«Também desta vez me vi metido pelo meu amigo Abelhudo Tchiit num estranho caso … e logo nas Olimpíadas! Enquanto fazíamos as crónicas das provas para a televisão, demos conta de haver uma equipa que ganhava todas as competições olímpicas.
Que esquisito! 
E também que os atletas dessa equipa eram um bocado parecidos de mais uns com os outros…”




Queres saber como acaba este estranho caso?
Então vem até cá requisitar o livro.
Não demores!Vem a correr!


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."