13 julho 2012

FIM DE SEMANA A LER AO RITMO DO ROCK

Hoje queremos pôr-te a dançar!
Porque hoje é o



O Rock’n’Roll é um género musical muito popular que surgiu nos finais dos anos 40 nos Estados Unidos da América e rapidamente se espalhou por todo o mundo. Até aos anos 90 foi provavelmente o estilo musical mais ouvido em todo o mundo.
O ritmo tinha, geralmente, como base duas guitarras elétricas, um contrabaixo e uma bateria. No entanto, tem sofrido várias alterações e novos instrumentos têm sido utilizados.

Além de ser um género musical, o rock serviu também como referência comportamental para milhares de pessoas, principalmente jovens, que passaram a ter um estilo mais moderno de vestir, agir e falar.


O famoso músico norte-americano Elvis Presley é mundialmente considerado o Rei do Rock. 


A este género musical já foram dedicados centenas de festivais por todo o mundo, muitos deles associados a preocupações ambientais ou humanitárias, uma vez que os músicos colaboram com este tipo de iniciativas usando o seu mediatismo para promover uma causa.



Foi o que aconteceu em 13 de julho de 1985, com o espetáculo Live Aid
organizado por Bob Geldof, que decorreu em simultâneo em Londres (Inglaterra) e em Filadélfia (Estados Unidos) e que teve como objetivo principal chamar a atenção para o problema da fome em África. Contou com a presença de inúmeros artistas e foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano.
 Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.





E porque hoje é 6ª feira escolhemos para ti o livro 


“50 anos! 50 velas!” 
escrito por Júlio Isidro, 
com ilustrações de Inês do Carmo
e editado pela ASA

Este livro de histórias é uma edição comemorativa dos 50 anos de carreira de Júlio Isidro e inclui, entre outros, o conto que a seguir te transcrevemos.




"O Rock do tio"

«O cartaz afixado no pátio da escola dizia:
“Gostas de música? Sabes tocar ou cantar? Então junta-te com os teus amigos e aparece no sábado”. “Todos ao Festival da Escola!”
Talvez não tenham ido todos, mas quase não faltou nenhum. (…)
- Nós, os rapazes vamos formar um grupo rock – declarou o Max.
- E porque é que nós não podemos entrar? – perguntou a Francisca, que até gosta muito de música da pesada.
- Porque o grupo já está formado. Somos os “Pontapés e Caneladas”; eu toco guitarra e canto; o Lourenço é o baixo porque é o mais baixinho e o Xavier toca bateria porque adora bater nos tachos da cozinha.»




Aparece! Requisita o livro e 
bom fim de semana roqueiro!



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."