04 julho 2012

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Sabias que um dos países mais ricos do mundo, os Estados Unidos da América, considerado uma das maiores potências mundiais, com cerca de 9,37 milhões de km² de área distribuídos por cinquenta estados e 313 milhões de habitantes, já foi dominado por outras nações?

Os primeiros habitantes dos EUA foram os nativos americanos. A partir do século XVI começaram a ser colonizados, a partir da costa leste, por europeus. Primeiro chegaram os espanhóis, seguidos pelos ingleses que fugiam da perseguição religiosa na Europa. No século XVIII, os colonos britânicos já tinham criado treze colónias na costa leste, governadas pela Inglaterra.

Mas a maioria dos colonos opunha-se ao domínio britânico e às suas imposições,    e estavam dispostos a lutar pela independência. Ainda a tentaram através de negociação, enviando a Londres um cientista com muito prestígio, Benjamin Franklin, para tentar um acordo com o rei de Inglaterra, Jorge III. Mas não conseguiu. Os protestos iam aumentando e as  formas pacíficas de manifestarem o descontentamento começaram a dar origem a respostas mais extremadas por parte dos ingleses. De Inglaterra chegaram exércitos para dominar os colonos, cuja farda incluía uma casaca vermelha, foram chamados de “casacas vermelhas”, dando origem a vários confrontos militares, dos quais o arremesso de um carregamento de chá ao mar no porto de Boston ficou a ser o ato mais marcante da luta dos colonos pela independência. 
Reunidos no Congresso de Filadélfia, os representantes das colónias redigiram a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América e é constituído um exército chefiado por George Washington, que seria posteriormente o primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos.       

A data de 4 de julho de 1776, data da promulgação da Declaração da Independência, é hoje comemorada como o Dia da Independência dos Estados Unidos.
As treze colónias da América rompiam desta maneira os laços que as uniam à Inglaterra e passaram a governar o seu próprio destino.
Mesmo assim ainda se travaram batalhas muito sangrentas porque os ingleses não se conformaram com a perda do território, mas em finais de1781 a vitória foi consolidada.  
No ano seguinte foi assinado um tratado de paz e a Inglaterra reconheceu a independência da América.
Os Estados Unidos optaram então pela república e foram o primeiro país a prescindir do rei. Fizeram uma lei geral a que todos os cidadãos tinham de obedecer igualmente, ou seja, foram os primeiros a criar uma Constituição. Começa a desenhar-se a separação de poderes, legislativo, executivo e judicial, que virá a influenciar fortemente a Revolução Francesa de 1789.

Pequena curiosidade
Tio Sam é a personificação nacional dos Estados Unidos da América e um dos símbolos nacionais mais famosos do mundo. Ele é geralmente representado como um senhor de fisionomia séria com cabelos brancos e barbicha. Em 1870, o cartoonista Thomas Nast fez o desenho de Tio Sam baseado no rosto do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.


Já sabes, esperamos por ti na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal onde encontras livros com informação acerca deste assunto.

ESPERAMOS POR TI!


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."